Inteligência Emocional no Mundo Corporativo

Quantos profissionais que só reclamam, fazem fofoca e estão sempre irritados estão sendo dispensados de muitas empresas?

As Organizações que sabem que seu principal patrimônio são as pessoas, já perceberam que seus profissionais são seres humanos e que receberão interferências emocionais, tanto positivas quanto negativas, de seus clientes, colegas e gestores.

Saber agir emocionalmente com inteligência traz consigo diversas vantagens no dia-a-dia e no possível sucesso da carreira profissional.

Não há dúvidas de que é possível desenvolver sua inteligência emocional, e há vários recursos que podem auxiliá-lo, desde as avaliações de personalidade, que medem seu nível de inteligência emocional ao Coaching, onde o profissional busca meios de resolver problemas, atingir metas e objetivos.

Ter inteligência emocional é um dos principais fatores para se criar um ambiente de colaboração e trabalho em equipe, pois os profissionais têm mais facilidade para interagir de forma positiva em um grupo, não importa o quão diversificado seja o perfil dos outros colaboradores.

Diversas organizações há anos já não selecionam os colaboradores com base somente nos conhecimentos técnicos e experiências de mercado. Ao contratar um profissional, espera encontrar nele uma pessoas que seja competente em suas funções, mas também, saiba lidar bem com a pressão e demais problemas que possam vir a surgir no mundo dos negócios de forma equilibrada.

Muitas vezes, a falta de sensibilidade em se relacionar com os outros assim como não saber lidar com situações de desconforto prejudicam a imagem e o desempenho do indivíduo.

Profissionais com pouca inteligência emocional são tidos como rudes nos relacionamentos e com pouco controle sobre humor e emoções. Eles têm forte impacto sobre os colegas e a organização. Consequentemente as pessoas evitam o contato com profissionais que tenham essa postura, justamente por considerá-los tóxicos.

As pessoas têm, de somar, senão vão atrapalhar o ambiente, pois as emoções são contagiosas.

Podemos perceber, então, que mais do que nunca, é necessário saber lidar com nossas emoções para que, em determinado momento, elas não venham nos atrapalhar. E o melhor caminho para se obter o controle de suas emoções é compreendê-las de maneira mais completa, permitindo-se vivenciar e expressar cada uma delas para direcionar suas energias para algo que seja positivo para você e para todos ao seu redor.

 

Reflita por um instante: 

Você compraria algo de alguém que lhe abordasse de uma forma grosseira? Ou fecharia um grande contrato com um profissional que vive falando mal da própria empresa e de seus colegas de trabalho?

A Inteligência Emocional nada mais é que a habilidade de sentir, entender e aplicar de maneira eficaz o poder e a percepção proporcionados pelas emoções para incrementar os níveis de produtividade e colaboração.

Por: João Palmeira da Silva Jr - Facilitador FranklinCovey Brasil, Palestrante e Coach.

© 2019 - Todos os Direitos Reservados a SR Capacitação